A substituição do cristalino (lensectomia refrativa) é uma intervenção semelhante à cirurgia de catarata. Numa cirurgia de catarata padrão, o cristalino opacificado é substituído normalmente por uma lente intra-ocular monofocal. Este procedimento oferece boa visão de distância, mas o doente estará dependente dos óculos de leitura. Na lensectomia refrativa, uma lente intra-ocular multifocal pode ser implantada de forma a obter maior independência de óculos para todas as distâncias.

-
Maior independência de óculos para todas as distâncias
-
Sob anestesia tópica
-
Pequena incisão (sem suturas necessárias)
-
Recuperação visual rápida
-
Presbiopia
-
Miopia
-
Hipermetropia
-
Astigmatismo
CANDIDATOS
BENEFÍCIOS
Que defeitos visuais corrige?
Todos os defeitos visuais podem ser corrigidos com esta cirurgia. Em particular, as lentes intra-oculares de última geração também corrigem muito satisfatoriamente a presbiopia e o astigmatismo.
Quando podemos considerar este tipo de cirurgia?
Este procedimento também pode ser realizado na ausência da catarata, a fim de corrigir defeitos de eliminar ou reduzir a necessidade de óculos. Por exemplo, em doentes com idade acima de 50-55 anos, pode ser preferível corrigir os defeitos visuais agindo no cristalino em vez na córnea, como ocorre com a cirurgia refrativa a laser. Isso porque, nessa idade, o cristalino já se apresenta disfuncional e com algum grau de opacificação.