Como funcionam os nossos olhos?
Vou apresentar informações interessantes sobre os seus olhos.
Medindo apenas 24 mm de diâmetro, os seus #olhos estão suspensos em cavidades ósseas (designadas por órbitas) por uma série de músculos, e amortecidos e protegidos do movimento por uma espessa camada de tecido adiposo.
Os olhos são conhecidos como “estruturas emparelhadas”. Graças à coordenação dos músculos extra-oculares que estão à volta do olho, eles movem-se na mesma direção ao mesmo tempo. Isso permite que o cérebro reúna duas #imagens ligeiramente diferentes e, com a ajuda da nossa #visão binocular, permite a percepção de profundidade e distância para criar uma imagem clara do mundo.
O globo ocular é formado por três componentes principais. Em primeiro lugar estão as túnicas, as três camadas que constituem a parede do globo ocular. Em segundo lugar estão os componentes ópticos, que focam a luz. E o terceiro são os componentes neurológicos, englobando a retina e o nervo óptico.
Como o olho funciona?
A luz de uma fonte externa entra pela frente do olho (córnea), e as lentes naturais dentro do olho (cristalino) focam os raios luminosos na #retina, que é a membrana sensível à luz na parte de trás do olho.
A retina detecta a luz e responde enviando sinais ao longo de um nervo que vai da parte de trás do olho até o cérebro. As imagens iniciais que atingem cada uma das retinas são projeções 2D planas. O cérebro tem que sobrepor as imagens de ambos os olhos para formar uma imagem 3D perfeita.
A forma como o olho funciona é frequentemente comparada à de uma câmera fotográfica. A luz entra pela córnea, sobreponível a uma lente de uma câmera. Os músculos da íris ajustam o tamanho da pupila, como a abertura da câmera, para controlar a quantidade de luz que entra no olho.
Depois de passar pela córnea, a luz chega à retina - rolo da câmera fotográfica. A retina contém milhões de células fotorreceptoras conhecidas como bastonetes e cones. Os bastonetes são sensíveis à luz e ao movimento. Os cones são sensíveis a detalhes e cores.
O nervo ótico então transmite esses sinais para o córtex visual, que é a parte do cérebro que controla o sentido da visão.
Anatomia do olho
O olho humano tem distintas partes funcionais e pode processar mais de 35.000 bits de informação a cada hora. Vamos abordar alguns dos principais componentes, começando com a córnea.
Córnea
A #córnea é a superfície frontal e transparente em forma de cúpula do olho. É a camada mais externa que permite que a luz entre no olho. Para além de transmitir a luz para dentro do olho, a córnea também desempenha um papel importante no processo de focagem da luz na retina. Quando a luz não é focada perfeitamente na retina, isso é chamado de ametropia ou erro de refração. A cirurgia ocular a laser trata qualquer erro de refração remodelando o tecido da córnea para focar melhor a luz.
Íris e pupila
Atrás da córnea está uma camada colorida em forma de anel designada por íris. Dentro da íris está o centro escuro e ajustável do olho, denominado #pupila. A pupila é a abertura do olho que se expande e se contrai para regular a quantidade de luz que passa para a retina.
Situada atrás da pupila, há uma estrutura transparente e incolor que também ajuda a focar a luz, designada por #cristalino.
Músculos ciliares
Estes músculos circundam e mantêm o cristalino no lugar, mas também desempenham um papel importante na visão. Quando os músculos ciliares relaxam, eles puxam e achatam o cristalino, permitindo que o olho veja objetos que estão distantes. Quando se contraem, a lente fica mais esférica, o que ajuda a focar objetos de perto.
Humor vítreo
A parte do olho que ocupa mais espaço é o corpo #vítreo, e é preenchido com um tecido gelatinoso denominado humor vítreo. Trata-se de uma massa transparente, incolor e gelatinosa que preenche o espaço entre o cristalino e a retina. O vítreo conecta muitas partes do olho. Depois de passar pelo cristalino, a luz deve viajar pelo humor vítreo antes de atingir a retina.
Retina, coróide e esclera
A retina, que contém mais de 130 milhões de receptores, é a mais interna das três camadas de tecido do olho. A camada mais externa, chamada de #esclera, se estende quase ao redor do olho e é o que confere a cor branca ao globo ocular. A camada intermédia entre a retina e a esclera é a coróide. A #coróide é um componente-chave, pois contém vasos sanguíneos que fornecem nutrientes e oxigénio ao olho e também ajuda a remover resíduos.
Nervo ótico
O #nervoótico é uma parte do sistema nervoso central e contém bem mais de um milhão de fibras nervosas. O nervo ótico transporta impulsos nervosos sensoriais da retina para os centros visuais no cérebro. A grande maioria das fibras do nervo ótico transmite informações sobre a visão central.
O nervo ótico começa na parte posterior do olho (disco óptico), sendo uma estrutura de 1,5 mm de diâmetro. À medida que sai da parte de trás do olho, o nervo passa pela restante orbita e pelo canal óptico ósseo para emergir na parte inferior da cavidade craniana.