Oftalmologistas são mais do que médicos dos olhos – em memória de Li Wenliang
No dia 7 de fevereiro de 2020, o meu colega #oftalmologista de 34 anos da República Popular da China, Dr. Li Wenliang, faleceu no Hospital Central de Wuhan.
Assim como o da maioria dos oftalmologistas profissionais, o trabalho do meu colega não pode ser identificado no PubMed ou Google Scholar, e não deve ser julgado pelo número de artigos em revistas científicas de alto impacto ou pelo número de intervenções ou palestras em conferências internacionais.
Em vez disso, as suas habilidades observacionais permitiram alertar os seus colegas do hospital sobre uma possível epidemia semelhante à #sars através de um post no aplicativo de mensagens chinês WeChat, em 30 de dezembro de 2019.
Pressentindo esta crise atual por mais de três semanas, o meu colega reconheceu corretamente o enorme significado de 7 doentes provenientes de um mercado local de peixe e marisco, que estavam em quarentena no seu hospital com uma doença do tipo SARS. Esta doença mais tarde seria identificada como doença de #coronavírus, também conhecido como #covid19. O seu aviso não dependeu de testes de laboratório ou de estudos de imagem caros e sofisticados, mas do seu próprio conhecimento e entendimento da plausibilidade biológica (“senso clínico”).
A revisão científica exige que os editores e os revisores julguem a força das evidências na determinação se os artigos podem ser publicados num journal. Embora a experiência clínica e os relatos de casos estejam na parte inferior da hierarquia de evidências, eles têm valor, principalmente quando descrevem novas entidades clínicas. Quantas revistas científicas conceituadas teriam publicado as descrições do Dr. Li Wenliang com base nestes 7 doentes? Provavelmente nenhum...
O New York Times informou que, em 10 de janeiro de 2020, o meu colega desenvolveu tosse após ter tratado uma mulher com #glaucoma que, sem saber, havia sido infetada com o coronavírus, provavelmente pela sua filha. Nenhum relatório ou observação sugere que ele tenha observado complicações oftalmológicas da doença ou infeção por coronavírus no seu doente.
O Dr Li Wenliang faleceu por insuficiência respiratória derivado da COVID-19 com apenas 34 anos de idade...
(Ophthalmologists Are More Than Eye Doctors—In Memoriam Li Wenliang - article in American Journal of Ophthalmology · March 2020)