Fadiga ocular - como cuidar os olhos cansados de ecrãs digitais?
Provavelmente, já chegou ao fim de um longo dia de trabalho no #computador e sentiu que usar os olhos para ver qualquer coisa exige muito esforço. Geralmente, até se sente cansado, esgotado e com uma necessidade de ir descansar. Mas quando finalmente fecha os olhos e está na sua cama, apercebe-se que ainda tem uma tonelada de energia e não consegue repousar.
Este é um caso típico de #fadiga #ocular induzida por ecrãs digitais: algo que, devido à presença constante dos ecrãs nas nossas vidas, é facilmente esquecido ou apercebido como “stress” ou “trabalho exagerado”. Este tipo de fadiga ocular ocorre basicamente quando, devido a longos períodos a focar um ecrã sem descanso, os músculos dentro e à volta dos olhos ficam cansados e tensos.
Uma das razões para isso é que, ao usar ecrãs, os nossos olhos estão constantemente a focar os minúsculos pixels que compõem o texto, os números e as imagens. Existem também outros fatores que também contribuem, como a #luz azul, o brilho e a redução da taxa de pestanejo. O que tudo isso acrescenta é uma sensação geral de tensão e fadiga à volta da área dos olhos, que também pode levar a dores de cabeça, dores na região do pescoço e uma sensação de peso e cansaço generalizados no corpo.
Vou apresentar algumas formas de controlar este tipo de fadiga ocular para que possa limitar o impacto na sua vida e oferecer aos seus olhos o descanso que eles merecem.
A regra 20/20/20
Mencionamos a regra #20/20/20 algumas vezes, mas vale a pena repetir, pois é inestimável para proteger a saúde dos seus olhos a longo prazo. A ideia é simples: após 20 minutos de ecrã, olhar pela janela para uma distância de pelo menos 6 metros (20 pés) por pelo menos 20 segundos e repetir. Pode pensar nisto como uma forma de #ioga para os olhos. Ao trabalhar com um ecrã, os seus olhos estão constantemente a ajustar-se aos pixels e à luz da sala. Ao mudar o seu ponto de focagem, vai permitir que eles descansem enquanto exercitam a sua visão de longa distância.
Limite a quantidade de brilho
Quer venha do meio ambiente ou de uma fonte de luz interna (por exemplo, do próprio ecrã), é importante limitar a quantidade de reflexo ao qual está exposto, de modo a reduzir a quantidade de esforço que coloca nos seus #olhos. A melhor maneira de fazer isto é ajustar a iluminação do ambiente. Se estiver a trabalhar em casa, pode ser necessário desligar as luzes do teto e usar lâmpadas, bem como ajustar o brilho do ecrã para ser quase igual à luz do ambiente.
Luz azul
Além do brilho, um comprimento de onda específico da #radiação visível designado como “luz azul” é conhecido por limitar ainda mais o funcionamento correto dos olhos. Algumas fontes de luz azul incluem smartphones, tablets, computadores e LEDs. A luz azul é um dos comprimentos de onda de luz mais curtos e de maior energia, o que significa que pode criar um efeito ofuscante que pode causar fadiga ocular, secura ocular e dores de cabeça. A melhor maneira de reduzir a sua exposição à luz azul é limitar o uso dos ecrãs, principalmente antes de ir para a cama. Também pode usar aplicativos que filtram a luz azul e ajustam as configurações de brilho do dispositivo de acordo com a hora do dia.
Colírio de lubrificação ocular
Um dos efeitos mais comuns de olhar para um ecrã por longos períodos é que os olhos começam a secar. Este efeito acontece devido a vários motivos. Em primeiro lugar, quando estamos envolvidos em tarefas que exigem muita da visão, como ler um artigo ou assistir a um vídeo, tendemos a #piscar com muito menos frequência. O pestanejo é o sistema de lubrificação natural dos olhos que não apenas os mantém húmidos, mas ajuda a protegê-los contra infecções. Em segundo lugar, ao usar ecrãs, podemos permanecer em ambientes fechados e secos. Este fator aumenta ainda mais o desequilíbrio na humidade da superfície ocular, tornando os olhos cada vez mais secos. Os colírios de lubrificação ocular são uma forma de ajudar a trazer um pouco de humidade de volta aos seus olhos e torná-los mais confortáveis. Não são uma solução para os olhos secos, mas sim uma forma de aliviar temporariamente os sintomas.
Lentes de contato
Se você usa um computador para trabalhar e usa #lentesdecontato, é provável que sinta fadiga ocular e olho muito seco. Para muitas pessoas é suportável voltar a usar os seus óculos, mas existe outra alternativa que permite ficar independente de ambos os métodos de correção.
Muitas pessoas que fazem a cirurgia ocular a laser descobrem que não sentem mais o desconforto de antes ao olhar para um ecrã ou a trabalhar num computador. Não só isso, mas eles não precisam mais de se preocupar em lembrar onde colocaram os óculos ou com a rotina de higiéne das lentes de contato.
Exercícios para os olhos
Agora, não estou a dizer que precisa exercitar os seus olhos como faz com o seu corpo no ginásio todos os dias. No entanto, oferecer algum movimento e visão distante à sua rotina diária pode trazer maravilhas para a sua visão. Isso pode ser tão simples como focar em objetos a distâncias e ângulos variados, várias vezes ao dia. Por exemplo, tente focar num objeto a cerca de 10 metros, depois 20 metros, depois 50, depois 100 (cerca do comprimento de um campo de futebol). Isso pode ajudar a manter ativos os músculos de focagem do cristalino ocular.
Contacte-me para esclarecer as suas dúvidas.