Existe um limite máximo de grau para a cirurgia ocular a laser?
Acha que os números na receita médica do seu grau (erro refrativo) determinam se é ou não elegível para a cirurgia ocular a laser?
Esta é uma ideia generalizada que muitas pessoas têm sobre ser um candidato adequado à #cirurgiaocularalaser (Femto-#lasik ou PRK). Mas a realidade é que determinar a elegibilidade é muito mais detalhado do que isso. Se acha que a sua prescrição está fora dos limites gerais da cirurgia ocular a laser, não se preocupe! Provavelmente, existem outras opções disponíveis para si, nomeadamente as lentes intra-oculares fáquicas.
Com base neste pressuposto, vamos abordar os limites máximos de correção para os três erros refrativos mais comuns: #miopia, hipermetropia e #astigmatismo. Os limites mínimos são ditados pela dependência dos #óculos, ou seja, qualquer pessoa que dependa do uso de óculos para ter uma boa visão. Os limites máximos, no entanto, são mais restritivos.
O limite de prescrição para a miopia
A miopia é indicada na sua prescrição com um valor negativo de (-) "dioptria". Uma dioptria (D) é a unidade de medida da potência ótica. Abaixo de 0,5 D de miopia, as pessoas precisam raramente de óculos ou de lentes de contato. Neste sentido, a cirurgia ocular a laser geralmente não é recomendada, a menos que também apresente algum grau de astigmatismo. A prescrição máxima é um pouco menos definida e vai depender de outros fatores. Por exemplo, a cirurgia ocular a laser está indicado para a correção de miopia moderada a grave até -8,0 D. No entanto, estes doentes também precisam de ter córneas saudáveis, com espessura e curvatura adequadas, pois o procedimento envolve a remoção de mais tecido para maior correção.
O limite de prescrição para a #hipermetropia
A hipermetropia é medida em dioptrias positivas (+). De forma semelhante à miopia, a cirurgia ocular a laser não é realizada em doentes com hipermetropia muito leve, ou seja, menos de +1,00 dioptrias, a menos que haja também algum grau de astigmatismo. O limite de prescrição para o tratamento da hipermetropia com Femto-LASIK é tipicamente em torno de 5 D.
O limite de prescrição para o astigmatismo
O astigmatismo geralmente acompanha a miopia ou a hipermetropia. Na sua receita pode estar associado a dioptrias positivas ou negativas, embora indique um tipo de erro diferente de uma prescrição míope ou hipermetrópica. Independentemente de aparecer isolada ou associada a outros erros de refração, a cirurgia ocular a laser normalmente pode tratar o astigmatismo até 6,0 D. Assim como a miopia e a hipermetropia, a faixa tratável de astigmatismo pode variar. Como requer correção em mais de um plano, o erro de refração é um pouco mais complexo de tratar. Porém, com a tecnologia e o nível adequado de conhecimento, o astigmatismo pode ser corrigido com alto índice de eficácia e segurança.
Depois de esclarecer os limites máximos de prescrição para a cirurgia ocular a laser, sublinho que a elegibilidade deste tipo procedimento vai depender de outros fatores. Uma avaliação completa individual é necessária para saber se este procedimento é adequado para si.