top of page

Erosão da córnea: os sintomas e o tratamento


A #córnea é uma superfície em forma de cúpula que, assim como a nossa pele, protege e cobre a parte frontal do olho.


A erosão da córnea ocorre quando a camada epitelial da córnea (um pouco como a epiderme, a camada mais externa da pele) se desgasta. Em muitos casos, isso ocorre espontaneamente e costuma ser considerado um dos problemas oculares mais frequentes e negligenciados.


Os #sintomas da erosão da córnea são semelhantes aos de uma abrasão da córnea: a sensação de corpo estranho no olho, dor e irritação oculares, olho vermelho, sensibilidade à luz, lacrimejo e visão turva. No entanto, enquanto uma abrasão da córnea tem a ver com arranhões, arranhões ou cortes no olho, uma erosão da córnea é causada por uma fixação frouxa do epitélio ao tecido subjacente.


O tratamento de uma erosão da córnea geralmente é simples e varia de lubrificação ocular, pomadas e o uso de lentes de contato terapêuticas, que reduzem a dor e promovem a cicatrização.


Nos casos em que as erosões da córnea ocorreram várias vezes, uma pequena cirurgia da superfície da córnea pode ser necessária.


A #erosão recorrente da córnea ocorre quando o epitélio (a camada mais externa da córnea) não está devidamente ancorado nas camadas subjacentes da córnea.


Tratamento adicional pode ser necessário e algumas opções incluem:

  • Execução de um procedimento denominado punção estromal anterior, que envolve fazer pequenos orifícios na superfície da córnea para promover ligações mais fortes entre o epitélio da córnea e a camada da córnea subjacente;

  • Remoção suave do epitélio danificado;

  • Remoção de uma pequena camada de células da córnea por meio de laser.


Cirurgia a laser nos olhos - uma solução para as erosões da córnea


Além dos tratamentos descritos acima, por ser minimamente invasivo e considerado uma das únicas terapias eficazes a longo prazo, outra opção, muitas vezes muito mais atraente para o tratamento da erosão corneana recorrente, é a cirurgia ocular a #laser.


A ceratectomia fototerapêutica (#PTK) é um tipo de cirurgia a laser que envolve a remoção seletiva de células da camada superficial da córnea. A PTK pode ser usada em combinação com o tratamento de ceratectomia fotorrefrativa (PRK) para também tratar qualquer cicatriz, bem como corrigir um erro de refração, como a miopia.



bottom of page