top of page

Cinco factos fascinantes sobre os nossos olhos

Aqui estão cinco razões pelas quais os nossos olhos são realmente fantásticos!

1. Todas as pessoas de #olhos azuis descendem do mesmo ancestral.

Em 2008, Hans Eiberg e sua equipa do Departamento de Medicina Celular e Molecular da Universidade de Copenhague descobriram que uma mutação genética levou ao aparecimento de olhos azuis. Essa mutação (que ocorreu há 6.000 - 10.000 anos atrás) afeta o #gene OCA2 e limita a produção de melanina, o pigmento que nos dá olhos castanhos.

2. Visão 20/20 não é tão especial, afinal!

Apesar do equívoco popular, ter '#visão 20/20' é realmente considerado normal, em vez de extraordinário. Depois de fazer muitos exames oftalmológicos, os investigadores concluíram que uma pessoa comum pode ler um gráfico a 20 pés de distância (6 metros aproximadamente) e, portanto, 20/20 é normal.

3. Pisca, pisca!

Em média, “piscamos” cerca de 17 vezes por minuto, 14.280 vezes por dia e 5,2 milhões de vezes por ano! Pestanejamos mais quando falamos e menos quando lemos, e pode ser por isso que os nossos olhos se cansam mais rapidamente ao ler ou a trabalhar no computador. Além disso, dizemos "num piscar de olhos" porque piscar é o movimento muscular mais rápido que podemos fazer. Um piscar dura cerca de 100-150 milissegundos!

4. Há muito mais do que 50 tonalidades de cinzento!

De fato, 50 é um palpite muito conservador. Estima-se que o olho humano consegue distinguir até 500 diferentes tonalidades de cinzento, embora isso depende da #saúde ocular e das circunstâncias da visualização.

5. Amarelo é cansativo para os olhos!

A #visão pode reagir de maneira diferente a várias cores e afirma-se que o amarelo brilhante é o mais cansativo para o nosso olhar. Porquê? Porque mais luz é refletida por cores brilhantes, o que resulta em estimulação excessiva dos olhos. Dito isto, também é considerada uma cor alegre que chama mais a atenção das pessoas.

bottom of page