Algumas verdades sobre as lentes de contato
Embora as lentes de contato possam ser uma ótima solução para as pessoas que acham os óculos como algo incomodativo, os problemas relacionados com o seu uso também são um motivo frequente para recorrer a uma consulta de #oftalmologia.
Por exemplo, lidar com o incómodo diário de colocar e remover as #lentesdecontato, garantindo também a sua higienização, é necessário para reduzir o risco de irritação e #infeção oculares. É o suficiente para procurar por uma solução diferente. É nesse ponto que a maioria dos doentes começa a investigar sobre a cirurgia ocular a #laser. Além de oferecer uma solução permanente, também apresenta um risco menor.
Dados publicados mostram que as pessoas que usam lentes de contato diariamente têm um maior risco de desenvolver #queratite bacteriana, uma infeção que pode ameaçar a #visão. Os doentes que dormem com as lentes de contato têm um risco ainda maior.
O estilo de vida ativo é uma das razões para que muitos doentes recorram às lentes de contato. No entanto, esta opção pode ser um obstáculo para algumas atividades. Por exemplo, praticar desportos de alto impacto (como o futebol ou o rugby) pode resultar na deslocação ou remoção inadvertidas da lente de contato. Se o #desporto envolver areia ou poeira, a exposição a esses elementos pode causar lesões oculares ou infeções. Além disso, o uso de lentes de contato ao praticar desportos aquáticos pode ser muito arriscado.
Alguns dos riscos são controlados com consultas regulares. Muitas vezes, pode haver complicações que o doente desconhece completamente, mas os achados iniciais podem ser detetados apenas por um médico. Por exemplo, a hipóxia da #córnea (privação de oxigénio) é uma complicação a longo prazo, mas um profissional poderá detetar alterações na córnea e impedir que ela progrida com a interrupção do uso das lentes de contato.
Com bons hábitos e uma rotina cuidadosa, as pessoas que usam lentes de contato podem atenuar alguns, mas não todos, os riscos.
Consulte-me para esclarecer as suas dúvidas.