A córnea é a parte mais anterior do olho, sendo uma lente transparente que permite a entrada de luz no olho. Para que a visão seja nítida e definida, a córnea deve ser perfeitamente transparente, com uma curvatura regular e lubrificada. O ceratocone é uma doença que afecta esta lente do olho.
O ceratocone é uma doença que afeta cerca de 1 em 2.000 pessoas, em que a córnea sofre um adelgaçamento e desenvolve uma protuberância cónica (ectasia). Assim, a forma da córnea é alterada e irregular, induzindo uma redução da visão, um aumento do astigmatismo e das aberrações que reduzem a qualidade de visão. Geralmente, é uma doença que começa no final da adolescência e início dos 20 anos de idade.
ALGUMAS NOTAS SOBRE A CERATOCONE:
-
Para além de uma susceptibilidade genética inerente, esta doença está intimamente relacionada com o ato de coçar os olhos.
-
A topografia e a tomografia da córnea são os testes que permitem o diagnóstico e o acompanhamento do ceratocone.
-
O uso de óculos ou lentes de contato pode não proporcionar uma visão definida.
CIRURGIA DE CERATOCONE
A cirurgia de ceratocone está classicamente indicada com o objetivo de melhorar a visão e para estabilizar a progressão da doença. A indicação cirúrgica requer um exame oftalmológico detalhado e uma análise individual das suas expectativas pessoais e da sua visão.