top of page

 

O cristalino é a lente natural do olhos e encontra-se atrás da pupila. É uma parte importante do sistema óptico ocular, permitindo a focagem da visão para perto e de longe. Por volta dos 40-45 anos de idade, o cristalino torna-se disfuncional. Nesta situação, as pessoas usam óculos de leitura, bifocais ou progressivos. Quando o cristalino começa a tornar-se opacificado, a visão começa a ficar turva e o doente apresenta uma catarata. Como este processo degenerativo é insidioso, muitas vezes, uma catarata na fase inicial poderá não ser notada. Atualmente, o tratamento disponível para as cataratas que limitam a visão é exclusivamente cirúrgico.

 

 

 

ALGUMAS NOTAS SOBRE A CATARATA:

  • A catarata é a principal causa de cegueira a nível mundial (51%), contabilizando cerca de 20 milhões de pessoas.

  • A nível mundial, como as pessoas vivem mais tempo, está previsto que o número de pessoas com catarata aumente exponencialmente.

  • O diagnóstico é essencialmente clínico através de um exame oftalmológico.

 

Cirurgia às cataratas

CIRURGIA DA CATARATA

cirurgia de catarata é o procedimento de eleição. Nesta intervenção, o cristalino opacificado é aspirado e substituido por uma lente intra-ocular, de forma a para restaurar nititidez da visão. 

 

Ao planear este procedimento pode ser também o momento ideal para corrigir a presbiopia .Ao contrário da cirurgia de catarata premium, a seguir à cirurgia de catarata tradicional com implantação de lente intra-ocular monofocal, é sempre necessário usar óculos de leitura. No entanto, mesmo para estes doentes, é possível obter reduzir ou eliminar a dependência dos óculos de leitura através da implantação uma lente intra-ocular multifocal.

 

bottom of page