top of page

 

É um defeito visual acessório em relação à miopia e à hipermetropia e pode, portanto, ser adicionado a estes erros refrativos. O astigmatismo ocorre quando a geometria da córnea é ovóide em vez de ser esférica. Nesta condição, os raios luminosos são focados em dois planos diferentes e, portanto, a visão de perto e de longe está desfocada. Geralmente, este defeito da visão cria halos alongados em torno das luzes.

 

 

ALGUMAS NOTAS SOBRE A ASTIGMATISMO:

  • Aproximadamente metade das pessoas com miopia ou hipermetropia também apresentam algum grau de astigmatismo. 

  • O astigmatismo não apresenta a típica progressão da miopia, uma vez que é uma condição corneal estática que normalmente permanece sempre da mesma quantidade ao longo dos anos.

  • O uso de óculos ou lentes de contato é essencial para proporcionar uma boa visão e prevenir fenómenos de astenopia (fadiga visual) típicos de atividades que exigem concentração prolongada, como conduzir e ler.​

 

CORREÇÃO DO ASTIGMATISMO

 

Técnicas de cirurgia ocular a laser, nomeadamente o Femto-LASIK, são a primeira opção a considerar para corrigir o astigmatismo.

 

CORREÇÃO A PARTIR DOS 50 ANOS 

 

É possível corrigir o astigmatismo através da mesma técnica utilizada na cirurgia de catarata, designadamente a lensectomia refrativa. Nesta intervenção procede-se à substituição do cristalino disfuncional e opacificado por uma nova lente intra-ocular tórica, de forma a compensar o astigmatismo pré-operatório.

 

bottom of page